Mentor do punk morre e deixa herança também na moda

11 de abr. de 2010 07:19 Postado por Red Hair

Considerado o “pai” do movimento punk, o inglês Malcom McLaren faleceu e deixou um legado na música e na moda. O empresário da banda Sex Pistols nos anos morreu na quinta-feira desta semana (8), depois de lutar contra um câncer nos pulmões.

Os Sex Pistols estão na origem do punk, que tem seu marco zero em novembro de 1975, data do primeiro show da banda. Com eles, e sob a influência de McLaren, se firmou a onda dos cabelos em pé, camisetas provocativas, tatuagens e piercings.

Na mesma época em que os Pistols brigavam pelo sucesso, McLaren se casou com a estilista inglesa Vivienne Westwood. Os dois geriam uma loja de roupas em Londres, fundada em 1971.

A loja dos dois, Let It Rock, ajudou a moldar o estilo punk. Mais tarde, ela mudaria de nome para Sex e se tornaria quase uma lenda da moda.

A Sex abasteceu as primeiras bandas de punk que surgiram na Inglaterra, incluindo, é claro, os Sex Pistols. Os temas políticos, críticas sociais e motivos eróticos foram se tornando uma marca das criações de Westwood.

Desde os anos 70, a moda punk evoluiu e foi se dividindo em diferentes vertentes, tomando novos rumos. Um deles permitiu que as referências punk seguissem um caminho mais comercial. Afinal, hoje não é difícil ver jaquetas de couro cheias de tachas em lojas de departamento.

Da esq. para a dir. - A banda Sex Pistols em foto de 1977 e a estilista Vivienne Westwood durante seu mais recente desfile em Paris

A "mãe do punk", Vivienne Westwood permanece sendo uma referência no mundo da moda. Aos 69 anos, ela exibe suas coleções nas semanas de moda de Londres e de Paris.

0 Response to "Mentor do punk morre e deixa herança também na moda"

Postar um comentário